Cercado de dunas e coqueiros, o pequeno vilarejo entre a Bahia e o Sergipe ficou famoso ao servir de cenário para um dos maiores sucessos da história da televisão brasileira, a novela Tieta, baseada em uma obra de Jorge Amado. Localizado ao lado da foz do Rio Real, o vilarejo de casas antigas fica entre uma praia de água doce e as ondas do mar.
Por causa da pequena infraestrutura, Mangue Seco é muito procurada para passeios de um dia a partir de Aracaju, Costa do Sauípe ou Praia do Forte. Quem fica na vila precisa caminhar para chegar até o mar – pelas dunas ou acompanhando a margem do rio. Ou contrata um bugueiro para fazer o transporte, combinando o horário de retorno.
COMO CHEGAR
Para curtir o sossego de Mangue Seco, é preciso atravessar o Rio Real. Lanchas partem das vilas de Pontal e Terra Caída, em Sergipe. Pontal é o melhor acesso: saindo da SE-368 (continuação da BA-099), são 12 km de asfalto. Deixe o carro no estacionamento e escolha um dos barqueiros de plantão (15 minutos de travessia). Se houver ao menos 14 pessoas para a travessia, a viagem é feita em uma embarcação maior.